Atuação do Zootecnista na área de Animais Silvestres e Pet’s
Com o intúito de mostrar para estudantes do curso de Zootecnia e afins as atuações do Zootecnista na área de animais silvestres e pet’s, o NEASPet apresentou algumas discussões sobre o assunto na reunião do dia 22 de março de 2012.
Abrimos a discussão sobre o trabalho do Zootecnista em Zoológicos, onde poderia estar presente na área de nutrição e manejo alimentar podendo ser responsável por todos os animais que fazem parte do estabelecimento determinando desde o tamanho e tipo de corte dos alimentos até elaborar dietas de acordo com as necessidades nutricionais de cada um. Também poderia formular rações extrusadas no caso de estabelecimento que tenham fábrica apropriada. Outra área de atuação importante nos Zoológicos e que está crescendo a cada ano são realizações de trabalhos utilizando técnicas de enriquecimento ambiental. Esse método tem como finalidade melhorar a qualidade de vida dos animais em cativeiro, proporcionando um ambiente rico e complexo apresentando desafios que apareceriam na natureza. Uma das categorias deste método mais utilizado é o enriquecimento alimentar em que elaboraríamos formas de apresentar o alimento para os animais afim de que eles tenham dificuldade em obtê-lo, como alguns exemplos a seguir.
Outro campo seria com produção de animais silvestres, onde o profissional estaria prestando assessoria e consultoria para a propriedade informando desde instalações a nutrição e manejo da espécie. Assim como também atuaria da mesma forma em criatórios comerciais, por exemplo, de aves exóticas e silvestres. No mercado pet, o Zootecnista atua na nutrição e no comportamento desses animais. No Brasil, o Alexandre Rossi é formado em Zootecnia e trabalha com animais pets estudando seus comportamentos. Hoje já é bastante conhecido pela sua competência e inspira muitos estudantes mostrando que o Zootecnista pode exercer um papel importante atuando em qualquer área, com qualquer espécie.
O mercado do Zootecnista na área silvestre ou pet ainda é novo, porém tem aumentado ao longo dos anos. Assim como nós, outros estudantes também disputam por este mercado e lutam para que cresça. Existem diversas formas de atuar nesse mercado, seja ele comercial, conservacionista, produção, preservação, consultoria, manejo entre outros.
Leanne Soares