domingo, 29 de abril de 2012


Guarda Responsável em Animais de Companhia

Com o objetivo de mostrar aos graduandos em Zootecnia e interessados em Animais de Companhia a importância da Guarda Responsável e de que forma o Zootecnista pode atuar nesta área, foram abordados na reunião do dia 19 de abril os princípios a legislação referente à Guarda Responsável de Animais de Companhia.

 Ainda é alarmante o número de cães e gatos abandonados ou sem dono encontrados nos centros urbanos. Esses animais, além do sofrimento a que são submetidos, representam um sério risco à saúde pública por serem potenciais fontes de zoonoses. Para evitar agravos à saúde humana e promover o bem-estar
animal, um fator determinante é o exercício de uma guarda (posse) responsável.

Segundo a Lei n. 121 de 1999 que dispõe sobre a posse responsável, existe uma série de deveres centrados no atendimento das necessidades físicas, psicológicas e ambientais de seu animal, assim como prevenir os riscos que seu animal possa causar à comunidade ou ao ambiente, como interpretado pela legislação vigente.

O Zootecnista tem importante função na conscientização dos responsáveis pelo animal divulgando e contribuindo para elevação dos padrões de bem-estar, promovendo mudanças nas atitudes em relação aos animais, que merecem consideração e respeito, pois são seres sencientes.
Além disso o Zootecnista pode definir pontos fundamentais em relação à alimentação atendendo as exigências metabólicas específicas; orientar sobre os padrões comportamentais da espécie, para que comportamentos normais não sejam equivocadamente interpretados pelos proprietários, como disfunções; orientar sobre cuidados básicos de sanidade animal, que são de extrema importância, pois envolvem prevenção de doenças por meio de vacinação, vermifugação; e quanto à higiene e manejo, evitando a ocorrência de zoonoses; além de recomendar a esterilização.


                   
           

Foram abordados os diferentes instrumentos em prol da guarda responsável como a vacinação, a castração, o controle do comércio de animais e a educação ambiental. Além disso o tema cães perigosos gerou uma ampla discussão no grupo.


                             
        
                                                                                                                        - Rosane Oliveira Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário